Avançar para o conteúdo

“Safebook Horizons” — SDH integra rede internacional para promover segurança e bem-estar juvenil

Social Development Hub (SDH), representante da Central Única das Favelas em Cabo Verde, é uma das seis organizações parceiras do projeto internacional “Safebook Horizons – New Methodologies in Youth Work”, financiado pela Comissão Europeia através da Agência Executiva Europeia da Educação e Cultura (EACEA), no âmbito do programa Erasmus+ Juventude.

O projeto, coordenado pelo Klub za Osnaživanje Mladih 018 (KOM 018) da Sérvia, reúne organizações da Itália (Beyond Borders)Bulgária (YES)África do Sul (CUFA SA)Tanzânia (Safe Island for Women and Children – SIWaC e representante da CUFA Tanzânia) e Cabo Verde (Social Development Hub – SDH e representante da CUFA Cabo Verde). Com uma duração de 30 meses, a iniciativa pretende reforçar a cultura de segurança entre jovens através de novas metodologias de trabalho juvenil e do desenvolvimento de uma nova edição do manual “Safebook”.

Safebook Horizons aborda seis dimensões essenciais da segurança e bem-estar juvenil: violência entre pares, ciberbullying, discriminação, consumo de substâncias psicoativas, saúde mental e saúde reprodutiva. O objetivo é criar uma rede informal de trabalhadores e educadores de juventude europeus e africanos, capacitando-os com novas ferramentas pedagógicas e visuais (como fotografia e design gráfico) para a promoção da segurança e inclusão dos jovens.

Em Cabo Verde, a Social Development Hub e a CUFA Cabo Verde serão responsáveis por adaptar e contextualizar as metodologias do manual Safebook à realidade cabo-verdiana, promovendo ações de formação de educadores e jovenssensibilização comunitária e intercâmbio internacional. O papel da SDH será também o de articular a participação de escolas, associações juvenis e entidades locais, assegurando que os princípios do projeto se traduzam em práticas sustentáveis de educação para a cidadania, prevenção da violência e promoção da saúde mental.

“Este projeto representa um marco na cooperação entre Europa e África no campo da juventude. Cabo Verde terá um papel importante na adaptação cultural e social destas metodologias, contribuindo para comunidades juvenis mais seguras, empoderadas e conscientes”, adiantou a presidente das organizações locais, Susana Duarte.

Safebook Horizons reforça o compromisso da SDH e da CUFA Cabo Verde em fortalecer capacidades locais e fomentar lideranças jovens transformadoras, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).