
A Social Development Hub (SDH), representante da Central Única das Favelas em Cabo Verde, é uma das seis organizações parceiras do projeto internacional “Safebook Horizons – New Methodologies in Youth Work”, financiado pela Comissão Europeia através da Agência Executiva Europeia da Educação e Cultura (EACEA), no âmbito do programa Erasmus+ Juventude.
O projeto, coordenado pelo Klub za Osnaživanje Mladih 018 (KOM 018) da Sérvia, reúne organizações da Itália (Beyond Borders), Bulgária (YES), África do Sul (CUFA SA), Tanzânia (Safe Island for Women and Children – SIWaC e representante da CUFA Tanzânia) e Cabo Verde (Social Development Hub – SDH e representante da CUFA Cabo Verde). Com uma duração de 30 meses, a iniciativa pretende reforçar a cultura de segurança entre jovens através de novas metodologias de trabalho juvenil e do desenvolvimento de uma nova edição do manual “Safebook”.
O Safebook Horizons aborda seis dimensões essenciais da segurança e bem-estar juvenil: violência entre pares, ciberbullying, discriminação, consumo de substâncias psicoativas, saúde mental e saúde reprodutiva. O objetivo é criar uma rede informal de trabalhadores e educadores de juventude europeus e africanos, capacitando-os com novas ferramentas pedagógicas e visuais (como fotografia e design gráfico) para a promoção da segurança e inclusão dos jovens.
Em Cabo Verde, a Social Development Hub e a CUFA Cabo Verde serão responsáveis por adaptar e contextualizar as metodologias do manual Safebook à realidade cabo-verdiana, promovendo ações de formação de educadores e jovens, sensibilização comunitária e intercâmbio internacional. O papel da SDH será também o de articular a participação de escolas, associações juvenis e entidades locais, assegurando que os princípios do projeto se traduzam em práticas sustentáveis de educação para a cidadania, prevenção da violência e promoção da saúde mental.
“Este projeto representa um marco na cooperação entre Europa e África no campo da juventude. Cabo Verde terá um papel importante na adaptação cultural e social destas metodologias, contribuindo para comunidades juvenis mais seguras, empoderadas e conscientes”, adiantou a presidente das organizações locais, Susana Duarte.
O Safebook Horizons reforça o compromisso da SDH e da CUFA Cabo Verde em fortalecer capacidades locais e fomentar lideranças jovens transformadoras, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).